Papacárie Duo

l  Papacárie Duo  

Foi lançado e comercializado no Brasil em 2003.

 

Esse gel é baseado na associação de papaína (enzima proteolítica que apresenta propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias) e cloramina.

 

Usado como um método de remoção químico-mecânica do tecido cariado, uma vez que une a limpeza e propriedades de cura da papaína com as características de desinfecção da cloramina.

 

A papaína apresenta atividade inibitória para o Streptococcus mutans, Staphylococcus albus, Klebsíella pneumoníae, Escheríchía colí, Enterobacter cloacae e Streptococcus faecalís.

 

Cloramina é amplamente usada em soluções anti-sépticas bucais, reduzindo a contagem de bactérias da saliva, com efeito prolongado.

 

A papaína interage com o colágeno exposto pela dissolução dos minerais da dentina pela ação das bactérias, tornando a dentina infectada mais amolecida, permitindo sua remoção por meio de instrumentos manuais não cortantes, dispensando o uso de anestesia e instrumentos rotatórios.

 

Devem ser feito exames clínico e radiográfico para evidenciar ausência de comprometimento pulpar, fácil acesso à lesão e necessidade de remoção cuidadosa do tecido cariado, para evitar exposição pulpar. 

 

Aplicação clínica:

-Profilaxia e isolamento relativo da região;

-Aplicação do gel na cavidade.

O tempo de aplicação irá variar de acordo com o grau de infecção da dentina. Na dentina infectada aguda, preconiza-se aplicação do gel por 30 a 40 segundos e na crônica, de 40 a 60 segundos;

-Remoção do tecido infectado com o auxílio de curetas. A dentina amolecida é retirada por raspagem com cureta comum, utilizando-se uma cureta velha, já sem corte, ou a face contrária da cureta, de maneira que apenas a dentina amolecida e o gel sejam retirados e a dentina sadia seja preservada, sem ser cortada pelo instrumento;

- Lavagem e secagem da região ou reaplicação direta do gel e remoção do restante do tecido infectado;

Observação do aspecto vítreo da cavidade, quando a mesma encontra-se livre de tecido cariado.

Pode-se realizar inspeção da textura da dentina remanescente, utilizando sonda exploradora de ponta romba;

- Lavagem e secagem da cavidade.

A limpeza da cavidade pode ser realizada com solução de digluconato de  clorexidina 2%. ;

- Renovação do isolamento relativo;

- Restauração com cimento de ionômero de vidro. 

 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BETA LACTÂMICOS- PENICILINAS