Glicose

 

 Glicose 




É um carboidrato (glicídio) classificado como monossacarídeo ou ose, pois não sofre hidrólise. As oses são classificadas como aldose ou como cetoses;

A glicose, ela é uma aldose, pois, conforme mostra a sua estrutura química, além dos grupos poliálcoois, ela possui um grupo aldeído em sua fórmula.

Mais especificamente ela é uma Aldo-hexose

 


As cadeias carbônicas dessa molécula podem ser: 

forma linear - cadeia aberta - B-glicose;

Forma cíclica - cadeia fechada - α-glicose.


Em razão da sua estrutura se apresentar somente na forma dextrogira, a glicose também é chamada de dextrose.

Outro nome que ela recebe é açúcar de uva, pois é encontrada nessa fruta. É encontrada também em outros frutos, como o figo, e pode ser obtida industrialmente através da reação de hidrólise do amido:

(C6H10O5)n  + nH2O → nC6H12O6
   amido                            glicose

 

A glicose também é o açúcar mais comum que circula no sangue em nossas veias, sendo, portanto, chamado de açúcar do sangue.

Quando nos alimentarmos, o organismo digere os alimentos e absorve nutrientes necessários para fornecer energia, sendo um deles a glicose. Está é absorvida principalmente pelas células do intestino delgado e levada posteriormente para a corrente sanguínea.

A regulagem da glicose é feita por meio da produção de um hormônio denominado insulina, que é o responsável por facilitar a entrada da glicose em tecidos do corpo.

Existem pessoas que apresentam deficiência na produção desse hormônio, assim a glicose acaba se concentrando somente no sangue e o seu nível de concentração acaba sendo superior ao recomendado. Esse caso constitui uma hiperglicemia logo dizemos que a pessoa tem uma doença conhecida como diabetes.

Mais especificamente para os que apresentam deficiência de produção de insulina, ocorre à diabetes mellitus do tipo 1. É necessário que a pessoa tome certos medicamentos, como a insulina.

Pode ocorrer o caso contrário, onde por motivo de doença ou falta prolongada de alimentação, a quantidade de glicose no sangue diminui – logo ocorre a hipoglicemia.  Assim, a pessoa deverá receber soro glicosado.


A glicemia é a medida da concentração de glicose no sangue. Uma pessoa pode fazer essa medição furando seu dedo e colocando uma gota de sangue em um aparelho denominado glicosímetro, ou, então, pode usar a denominada glico-fita, que, em contato com a urina da pessoa, assume cores que indicam a taxa de glicose.

 


Define-se jejum como a falta de ingestão calórica por, no mínimo, oito horas.
**Glicemia plasmática casual é a realizada a qualquer hora do dia, sem se observar o intervalo desde a última refeição.
***Os sintomas clássicos de Diabetes Mellitus (DM) incluem poliúria, polidipsia e perda não explicada de peso
Nota: deve-se sempre confirmar o diagnóstico de DM pela repetição do teste em outro dia, a menos que haja hiperglicemia inequívoca com descompensação metabólica aguda ou sintomas óbvios de DM. (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2015-2016)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BETA LACTÂMICOS- PENICILINAS