Funções da água no corpo humano

 



Funções da água no corpo humano

     Solvente garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.

     Componente do plasma sanguíneo, responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

     Regulação da temperatura do corpo - Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Logo a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.

 

     Participação em processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, essa substância faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção.

     Eliminação de substâncias tóxicas. Geralmente é por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo.

 

 

Água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%.

As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais.

 

Como a água não pode ser armazenada em nosso corpo, é fundamental sempre ingeri-la para que haja um balanço entre o que é ingerido e o que se perde, principalmente, por meio da transpiração e eliminação de urina e fezes. Logo, devemos sempre beber bastante água, principalmente em dias com temperaturas altas e durante a realização de atividades físicas.


Curiosidade - Água também pode apresentar riscos à saúde humana, o que torna necessários alguns cuidados

Amebíase e giardíase são doenças que podem ser prevenidas com controle da qualidade da água para o consumo e para higiene dos alimentos.

Ex. de outras  doenças causadas por água contaminada : enterite, diarréia, cólera, febre tifóide, Leptospirose, Esquistossomose Monsoni.





Comentários