Saliva





 


·        Saliva

 

Fluido corporal produzido pelas glândulas salivares, tem como componentes as aglutininas, lisozimas, imunoglobulinas e bicarbonato, os quais podem afetar a microflora cariogênica.

 

É composta por água, substancia orgânicas e inorgânica .

 

Os componentes mais abundantes e importantes da saliva são as proteínas.

 

Algumas proteínas que desempenham essa função são Lisozima e lactoferrina. Essas são classificadas preponderantemente de acordo com suas características químicas e atividades biológicas. 

 

É através de seus componentes químicos que a saliva protege os tecidos bucais de agentes microbianos, normalmente existentes na cavidade bucal.

 

A osmolaridade da saliva, independente do fluxo salivar, é devido somente à concentração de quatro íons: sódio, potássio, cloreto e bicarbonato. 

 

Uma característica importante da saliva, e que dependente da concentração dos íons sódio, potássio, cloreto e bicarbonato, é a sua hipotonicidade com relação ao plasma e líquidos celulares.  

 

Os componentes químicos da saliva, não obstante a mesma ser constituída por aproximadamente 99% de água, são essenciais para o desempenho do papel fisiológico deste importante líquido.

 

Sua função principal é a manutenção da saúde bucal através da proteção das estruturas dentarias. Pode ser considerado um mecanismo protetor da saliva contra carie, da Capacidade tampão., PH salivar e  Taxa secreção salivar normal. 


Podemos considerar como ações importantes da saliva em relação à defesa do hospedeiro na área dento-gengival:  mecânica, na remoção bacteriana e química, através de imunoglobulinas;

 

As funções da saliva  incluem a lubrificação do bolo alimentar, remoção de carboidratos solúveis, inibição da perda mineral dos dentes.

 

Porem não incluem na sua função limpeza da superfície dentária por meio da capacidade de tampão salivar.

 

O fluxo e a capacidade tampão da saliva não são capazes de promover o reequilíbrio do pH na placa e este atinge o valor menor que 5,5, isso significa que o nível de acidez necessário para se iniciar a desmineralização foi atingido.

 

O fluxo salivar é mais lento na região anterior superior da cavidade bucal e mais rápido na região lingual anterior inferior.

 

A saliva é um excelente meio para se monitorar a ingestão de flúor.

 

Da origem a  composição protéica da película adquirida.

 

Um dos elementos responsáveis pela função de reparo da mucosa presente na saliva, é o  fator de crescimento epidérmico

 

A saliva possui capacidade de manutenção do pH da cavidade bucal e consequentemente contribui para a regulação do pH da placa dental.

 

Existe uma série de fatores antibacterianos presentes na saliva, importantes no controle da colonização por bactérias e fungos. 

 

Indivíduos que sofrem de  xerostomia ou que tem um fluxo salivar reduzido devido ao tratamento do câncer do pescoço ou da cabeça por radioterapia apresentam inflamações da mucosa oral e da gengiva com mais frequência e um maior índice de cárie.

 


Tumores  das  Glândulas  Salivares

Cerca de 85% de todos os adenocarcinomas de células acinares ocorrem na glândula parótida, um achado lógico, uma vez que essa é a maior glândula e a única que é inteiramente composta por elementos serosos.


Comentários