Característica da Dentição Decídua










 

·                 Dentes decíduos: As raízes dos dentes decíduos são menores, mais delgadas e mais claras na cor do que as dos dentes permanentes. O canal radicular dos dentes decíduos é muito delgado. Nos dentes decíduos recém-erupcionados, as cúspides tendem a ter pontas mais afiladas.

 

·                 Dentição decídua segundo Moyers (1899) e Linden (1992),  estará completa aos  2,5 anos.

 

·                 Dentição Decídua tem como condição de normalidade a presença de espaços primatas; plano terminal reto e arco de forma ovóide. O estabelecimento da oclusão na dentição decídua inicia-se com a erupção dos incisivos central inferior e é determinada após a erupção dos segundos molares.

 

·                Características que são atribuídas :  Sobremordida e sobressaliência discretas;  Dentes anteriores espaçados com inclinação quase vertical e  Plano terminal reto na distal dos segundos molares decíduos.

 

·                 Dentição decídua- A presença de espaços interproximais é uma característica comum na dentição decídua, baseada na presença ou ausência de espaços. Os arcos são classificados em: Arco tipo I de Baume com espaços; e Arco tipo II de Baume, sem espaços interdentais.

 

·                 Dentes decíduos ou temporários,  A dentição decídua do tipo I de Baume apresenta espaços generalizados e espaços primatas, que permitirão acomodar os dentes permanentes, pois estes são maiores que os dentes decíduos, evitando assim o apinhamento.

 

·                 Nas análises da dentição decídua como a de Moyers e de Nance  quando temos o espaço requerido  menor que o presente temos uma Discrepância Positiva.

 

·                 Espaços (diastemas) primatas- encontrados na dentição decídua.  São de origem congênita e não causados pelo desenvolvimento. Freqüentemente existem dois diastemas distintos que estão localizados  entre caninos e primeiros molares na mandíbula e entre incisivos laterais e caninos no maxilar.

 

·                 Na dentição decídua quando temos casos de Mordida aberta geralmente está associada, a hábitos deletérios. Ex. mordida aberta anterior, pode ocorrer exclusivamente em decorrência de hábito de sucção de chupeta, já abandonado, deve ser tratada  após a erupção dos dentes permanentes, se houver necessidade.

 

·                 Mordida cruzada anterior. A melhor época para se tratada é na primeira dentição.

 

·                 Perda prematura de dentes na dentição decídua pode trazer uma série de problemas ao indivíduo

 

·                 Alguns Aparatos que geralmente são usados na dentição decídua: grades para correção de hábitos, aparelhos expansores, máscara de tração póstero-ânterior e disjuntores.

 

 


Comentários