Ácido Hialurônico - As Reações Adversas e Hialuronidase

 

Ácido hialurônico

 

(C14H21NO11)n - Solúvel em água.  

 

A maior parte do ácido hialurônico do organismo está situada na pele, o que confere ao órgão volume, sustentação, hidratação e elasticidade.

 

É possível produzir ácido hialurônico artificialmente pela fermentação de substratos vegetais - bactérias do gênero Streptococcus, ou pela fermentação do açúcar da beterraba por lactobacilos.

 

O ácido hialurônico injetável é o mais novo método de estética para suavizar as rugas, perda de contorno e reposição de volume facial.  Por ser uma substancia que esta sendo usada com muita frequência nos últimos anos está aparecendo o uso dos efeitos indesejáveis e até às vezes graves. As reações adversas podem se :

§  Alergia;

§  Sensação de incômodo; 

§  Peso; 

§  Inchaço; 

§  Manchas roxas - podem aparecer e desaparecer em uma semana;

§  Vermelhidão (geralmente transitórios e reversíveis); sensibilidade;

§  Queda de pálpebra;

§  Alterações oculares (visão dupla, olho seco,... são transitórias, em geral com duração de duas a quatro semanas, havendo casos descritos de maior duração); 

§  Granuloma (resposta inflamatória crônica, sendo uma reação de hipersensibilidade tardia);

§  Modificação na coloração da pele;

§  Equimose (extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa);

§  Papulas subcutâneas (lesões elevadas, geralmente palpáveis,); nódulos (distribuição do ma­terial de preenchimento no organismo).

§  Infecção (A infecção tardia geralmente manifesta-se tipicamente como sen­sação de formigamento seguida de inchaço entre oito e 12 dias após a injeção devido a Patógenos de pele geralmente comuns);

§  Necrose;

§  Trauma vascular;

§  Problemas renais e em outros órgãos em raros casos; 

§  Ativação do herpes;

 

A Necrose e trauma vascular apresentam frequência estimada de 0,001% do total dos procedimentos realizados.  Preenchedoras.

 

Contra indicado - para Mulheres grávidas ou em fase de amamentação; pessoas que façam uso de antibiótico tipo aminoglicosídeos (Amicacina; Gentamicina;.Canamicina; Neomicina; Plazomicina; Estreptomicina e Tobramicina); que tenham doenças neuromusculares; doença autoimune; diabetes não compensada, presença de preenchimento definitivo, entre outros.

 

 

Pessoas que façam uso de substâncias à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Sonrisal e outros), vitamina E (na dose maior que 400 mg/dia) e Ginkgo biloba tem pré-disposição à formação de pequenos hematomas nos locais de injeção.

 

 

Hialuronidase é uma enzima que despolimeriza reversivelmente o ácido hialurônico – quebra o AH, diminuindo sua viscosidade e aumentando a permeabilidade dos tecidos circundantes. Substancia alergênica com potencial anafilático e pode dar uma aparência cansada por quebrar temporariamente o AH natural do corpo. Logo o antídoto do acido hialuronico é bem complicado. A hialuronidase deve ser aplicado no máximo 24 horas para degradar todo o AH injetado e  dependendo da quantidade de ácido hialurônico aplicado, é necessário  duas ou mais injeções de hialuronidase para retomar a aparência anterior.

 





Comentários

Postar um comentário